Silvia Lanna's profile

Reportagem sobre o Urban Sketchers


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA 
DE MINAS GERAIS

REPORTAGEM INDIVIDUAL: USK BH, o grupo de desenhistas de Belo Horizonte
Aluna: Silvia Lanna
Professora: Ana Maria
Disciplina: Apuração, Redação e Entrevista

Belo Horizonte
2022
Desenhistas de Belo Horizonte se encontram todo o mês para capturar a beleza única da cidade
Projeto oferece encontros gratuitos para a produção de desenhos de observação embeleza a cidade na visão dos artistas
Silvia Lanna de Castro Santos
O Urban Sketchers, ou USK, é uma organização fundada pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario em 2006, com o intuito de reunir artistas para desenhar em um ponto de uma cidade escolhida pelos organizadores, o que proporciona diferentes visões do mesmo cenário. Desde sua criação os encontros se tornaram um evento global, criando ramificações como o USK Portugal, USK London, entre outros. Em 2011 a iniciativa chegou ao Brasil com encontros nas cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Recife e Curitiba. Estes encontros do USK Brasil ocorrem uma vez por ano em cidades diferentes a cada ano.
Em 2016 surgiu o Urban Sketchers BH que mesmo contendo a mesma ideia que seus antecedentes é organizado de forma diferente, o USK BH ocorre duas vezes por mês em um ponto inédito de Belo Horizonte escolhido pelas atuais responsáveis pelo projeto, Ekaterina Churakova  e Giselle Vargas, ambas artistas e ilustradoras.  O projeto visa construir um ambiente com convivência rica e agradável entre artistas com diferentes estilos além de já ter organizado exposições e encontros em cidades vizinhas
.  

O Impacto do USK
 Giselle apontou como o USK dá oportunidades no âmbito artístico, tanto ao dar abertura para que os integrantes recebam mais reconhecimento por seu trabalho, quanto ao dar maior conhecimento técnico para artistas. Ekaterina por sua vez opinou sobre como o  USK BH é uma forma mais pessoal de conhecer a cidade.:
“Muitas vezes estávamos desenhando em um local e moradores da região vinham conversar, contar sobre suas casas e até nos convidar para entrar, assim a cara da cidade muda e ganha mais valor a cada cenário desenhado (...)”.
Para Lucas L., designer de jogos e ilustrador formado na Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, os encontros ajudam artistas ao ceder espaços de divulgação, críticas, sugestões e oportunidades de criar laços profissionais.

Experiência como Integrante 
Julia Basques, ilustradora freelancer, e Sara Vitória, estudante de design na UEMG, são integrantes do grupo de desenhistas. Para elas, fazer parte dessa comunidade é uma grande oportunidade para conhecer novos artistas. 
Basques acredita que o projeto é uma atividade acolhedora, pois conecta pessoas que compartilham a paixão de desenhar e que isso ajuda todos a conhecerem e entenderem as diferenças pessoais e artísticas de cada um. Além disso, ela comenta sobre o impacto da experiência em sua visão pessoal sobre a cidade.:
“A partir do momento que você passa duas horas vendo aquele lugar e pensando sobre ele você se sente como pertencente àquele lugar.”.
Já Sara focou suas respostas sobre as melhorias técnicas que os encontros trazem a vida do desenhistas.:
“Ao praticar o desenho de observação temos a oportunidade de melhorar nossas técnicas e também é possível ver a cidade de forma muito mais detalhada e sincera.”.

(Box) Os encontros do Urban Sketchers BH acontecem de 15 em 15 dias e as localidades são reveladas entre 1 a 4 dias, antes da data do encontro, no Facebook e Instagram do projeto os quais levam o nome de “urban sketchers bh”. Eles são gratuitos e abertos a qualquer um que deseje participar da experiência que o evento proporciona.
Reportagem sobre o Urban Sketchers
Published:

Reportagem sobre o Urban Sketchers

Published: